quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Número 1

Em 2002 David Beckham foi 1º homem a sair em capa de revista feminina britânica

Ele é jogador, já foi
garoto-propaganda da Coca-Cola e da Pespi, arriscou como DJ de rádio e virou até boneco de cera no famoso museu Madame Tussaud's de Londres. Mas no quesito revista feminina o jogador de futebol britânico David Beckham também aparece! Foi em 2002 que ele estampou a capa de uma revista feminina. E foi a primeira vez que a Grã-Bretanha teve um homem na capa de uma revista de moda para mulheres.
Para as curiosas de plantão a revista em questão é a Marie Claire. O ídolo do futebol inglês aparece fazendo pose de irresistível ao lado da frase: "Não sei dançar, mas sou um animal na cama."

A diretora da Marie Claire na Grã-Bretanha, Marie O'Riordam, disse à BBC Brasil que David Beckham é o homem mais popular do país no (naquele) momento e, por isso, foi escolhido para estrelar a edição do mês.
Já na ocasião, a diretora da Marie Claire no Brasil, Monica Serino, disse enfática: "Não vamos colocar homens em nossas capas". Segundo ela, a leitora brasileira ainda quer ver mulheres bonitas e bem-sucedidas estrelando sua revista favorita.
O que vcs acham?
- Neste mês a capa da revista, edição inglesa, fica por conta da atriz Nicole Kidman.

Gisele Caroline Nonnenmacher Bündchen


Ela fez parte de várias capas de revistas no ano de 2007. Eleita recentemente pelo júri do EGO a mulher mais sexy do ano (deixando para trás Angelina Jolie, Juliana Paes e Daniela Cicarelli, entre outras) a sempre TOP Gisele Bündchen colocou sua cara e corpo em várias publicações.

Na "Vanity Fair" alemã ela até saiu nua. A foto foi retirada do último livro do fotógrafo peruano Mario Testino, "Let me in!", onde ele retrata momentos íntimos de 100 celebridades. A modelo aparece nua, dentro de um carro e com os cabelos lisos.

Outras em que ela apareceu:
- Harper´s Bazaar - Rússia;
- Vogue - Paris, México, Portugal, China e Japão;
- Vanity Fair - Itália;
- W Coréia;
- Marie Claire - Rússia, França e Brasil;
- Cosmopolitan Alemanha;
e muito mais...

Pra quem acha que a top para por ai, pode se desfazer da idéia. A Vogue Austrália traz Gisele na capa de sua primeira edição em 2008.
Quem quiser conferir mais, a lista completa está no site da modelo - www.giselebundchen.com.br/ - no link Carreira > Capas.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Do outro lado do mundo

Mais um indicativo de que o mundo é mesmo pop!
Quem está na capa da QG Rússia este mês é a avantajada Pamela Anderson (modelo e atriz canadense, conhecida pelo seriado SOS Malibu, videos e fotos pornôs).

Mas quem recheia a revista com fotos ma-ra-vi-lho-sas é a modelo Heidi Klum (aos 34 anos e com 3 filhos - uma das "angels" da Victoria's Secrets e está na lista de modelos mais bem pagas do mundo, atrás apenas da brasileira Gisele Bündchen e da inglesa Kate Moss).





segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Chique é ser inteligente


A revista Marie Claire - edição Espanha está fazendo 20 anos. E trouxe como capa a modelo Naomi Campbell vestindo um Louis Vuitton de seda e plumas de avestruz, desenhado por Marc Jacobs (mesmo vestido que ela usava, há duas semanas, para a entrega de prêmios da revista).

Na seção especial ds 20 anos, a revista traz a história de cada um dos editores, redatores e até maquiadores que fazem a revista hoje, além de um ensaio com as personalidades da música, cinema e literatura que a publicação considera importantes na Espanha.

Quem quiser pode visitar o site da revista ali no menu do lado direito ou clicando aqui.

Utilidade pública

Para quem acha que revistas predominantemente femininas ou de fofoca só trazem futilidades, é importante abrir a cabeça. Em junho desse ano a revista Vanity Fair lançou uma edição especial dedicada à discussão sobre os desafios do presente e futuro da África. O especial sobre a África contou com Bono como editor-chefe e muitas discussões sobre o assunto. A revista saiu com 20 capas diferentes, todas com um grupo proeminente de personagens que estão “discutindo” sobre a questão africana. O seleto grupo é formado por Warren Buffett, George Clooney, Brad Pitt, Desmond Tutu, Oprah Winfrey, Madonna, Djimon Hounsou, Chris Rock, Muhammad Ali, Jay-Z, Bill e Melinda Gates, e Iman.
Para quem se liga em fotografia: os clique foram feitos por Annie Leibovitz, que também é a resposável por essas fotos para a Disney.Para quem não viu este especial ou não conseguiu comprar um dos exemplares, a Vanity Fair disponibilizou em seu site um especial com todas as capas da edição.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Cultura bem diferente

O Afeganistão possui poucas revistas femininas, dentre elas a: "Malalai". A revista tem 64 páginas e evita abordar alguns assuntos, como divórcio e contraceptivos. Malalai, nome de uma lendaria heroina afegã, é o título de um semanário de serviços para as mulheres e que também abre espaços para noticias políticas e culturais.

Jamila Moujahed, é a redatora-chefe de "Malalai", a primeira revista feminina afegã publicada desde o fim do taliban. Essa revista assumiu uma missão que pareceria simples num outro país, mas é muito complexa no Afeganistão: tornar as mulheres novamente visíveis. O detalhe mais curioso é que a publicação é vendida por um valor equivalente a R$ 0,36.

"Malalai Joya, a jovem delegada afegã da província Farah, perto da fronteira com o Irão, que fez furor há dois anos quando criticou duramente os líderes jihadi afegãos durante uma sessão do Loya Jirga (o Parlamento local) constitucional, foi eleita pela sua província natal nas eleições do passado dia 18 de Setembro." - http://www.ateismo.net/diario/2005/10/parabns.php

No site da Globo.com tem uma página com a sinopse do Inimigos da Felicidade (Vores Lykkes Fjender), documentário cuja personagem é a Malalai. O documentário até participou do Sundance Film Festival - link da premiação no You Tube.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Das antigas


Ainda de acordo com o Curso Abril de Jornalismo:
"Revistas femininas se multiplicaram no século 19. Tinham uma fórmula editorial dedicada basicamente aos afazeres do lar, às novidades da moda, moldes de roupas e monogramas para bordar, como acontece até hoje. Quatro grandes revistas femininas americanas são dessa época e já comemoraram mais de 100 anos de vida: Harpers Bazaar é de 1867; Ladies Home Journal, de 1883; Good Housekeeping, de 1885; e Vogue, de 1892. A segunda mais antiga, McCalls, que nasceu como Queen em 1876, desapareceu para dar lugar à também já extinta Rosie. A primeira revista feminina brasileira teve um nome comprido e uma vida curta: nasceu em 1827 e morreu em 1828. O título era O Espelho Diamantino, e o subtítulo dizia: Periódico de Política, Literatura, Bellas Artes, Theatro e Modas Dedicado às Senhoras Brasileiras. Vida curta, aliás, foi característica do nascimento de muitas revistas em todo o mundo."

Dica:

O Fora de Moda tem um post especial sobre os 140 anos da Harpers Bazaar com várias das capas históricas. Visite!

Era uma vez...


Tudo bem que o nosso mentor ai de cima não é nenhum dos galãs que encontramos nas páginas que folheamos hoje, mas vale a pena saber um pouco da história. Afinal, foi por iniciativa dele que hoje passamos algumas horas das nossas vidas lendo essas publicações.
Decidi fazer este blog para divulgar e descobrir mais sobre as revistas femininas espalhadas por todo o mundo. Uma revista é uma publicação periódica de cunho informativo, jornalístico ou de entretenimento, geralmente voltada para públicos segmentados. Apesar de não ser voltada para o público feminino, de acordo com o Curso Abril de Jornalismo, "a primeira (revista) de que se tem notícia já embutia o conceito de que revista é sinônimo de variedade. O objeto era igual a um livro, mas com assuntos variados, ainda que reunidos sob um mesma tema, no caso a teologia. (...) Chamava-se Erbauliche Monaths Unterredungen ou Edificantes Discussões Mensais a primeira revista de que temos registro, nasceu em Hamburgo, em 1663". Ela foi criada por um teólogo e poeta chamado Johann Rist.

No Observatório da Imprensa tem um artigo bem interessante sobre o Jornalismo de Revista: "Uma lupa sobre o jornalismo de revista"

Assim começa agora a minha história aqui.

Ao nosso mentor! Amém..rs